16.2.07

ajudas preciosas





Durante a gravidez e desde que o Gaspar nasceu tenho engolido muitos conselhos dados pela minha amiga Selma. Quero partilhar algumas dicas preciosas que me têm ajudado muito a mim e a ele.
As couves:
Para quem está a amamentar e em especial no início, com a subida do leite, por vezes fica-se com muitas dores no peito. Se, no fim de cada mamada, colocarmos uma couve (depois de lavada e guardada no frigorifico) no peito e a prendermos com o sutien o alívio é quase imediato. A couve, que pode ser lombarda ou portuguesa, desde que tenha a folha verde, ajuda a controlar e a estabilizar a produção de leite. Porquê? Não sei se é devido ao cálcio porque todos os vegetais de folha verde são ricos em cálcio. Não sei. Se calhar estou a dizer uma grande barbaridade. O que sei é que ajuda mesmo.
Gengibre:
Depois do passeio a Sintra fiquei constipada e com dores de garganta. Normalmente como não gosto de tomar medicamentos, quando estou neste estado ou com febre faço um chá bem forte de gengibre e vou bebendo durante o dia. Como? Cortar um pedaço da raiz do gengibre às rodelas e colocar num litro de água. Deixar ferver pelo menos 10 minutos. Beber quente e se gostar acrescentar uma colher de mel.
Limão:
Durante a gravidez fiquei com herpes labial. Como não podia usar qualquer medicamento para combater esta chatice, recomendaram-me que pusesse limão. Cortei um limão ao meio e fui esfregando o limão no herpes. Uma maravilha! Secou muito rápido :)
Caneca com chá de funcho:
O chá de funcho é bom para as cólicas e para os gases. Desde que comecei a beber 5 canecas por dia que o Gaspar tem dormido melhor, com menos cólicas.

12 comentários:

Anónimo disse...

alô anaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
ainda estou com os olhos esbugalhados de espanto pelas tua "mezinhas"!!!! principalmente a da couve (vou tentar não me esquecer, para quando precisar!!!!)

melhoras para essa constipação!
beijitos para os papás e para o filhote!
e bom carnaval!
(vamos para o nordeste, para nos afastarmos da confusão dos festejos! não sou grande fã do carnaval! mando depois imagens do verdinho, e quem sabe de uma vaca ou duas!!!!)


mais beijitos!
silvia

Anónimo disse...

Le gingembre, c'est l'idéal aussi quand tu es enceinte pour enlever les nausées, et le goût métallique dans la bouche.

Anónimo disse...

olá :)
Obrigada pelos teus conselhos, mas tb te vou deixar aqui um.
Li no teu post que tomas o chá com mel e pelos vistos estás a amamentar. Por estes dias li num livro ( e confirmei depois com uma prima minha que é enfermeira) que crianças com menos de três anos não devem comer mel pois contem algumas substancias que são toxicas para crianças tão pequeninas. Por isso se calhar é melhor falares com o teu médico e perguntares se podes tomar mel, visto que estás a amamentar e o que tu comes o teu pequenito tb come.
Mtos beijinhos e parabéns pelo blog ;)
Gosto mto de cá vir

Vera Espinha disse...

Parabéns pelo bebé! Confirmo que em relação ao chá de funcho, comigo também ajudou e as couves resultaram com a minha mãe há 32 anos! Deixo aqui outra dica em relação aos chás, sei isto porque o meu homeopata me explicou... há chás que destroiem a produção de leite devido à demasiada cafeína que contêm, mas há um que ele me recomendou que faz aumentar a produção e qualidade do leite e alivia muito as cólicas dos bebés, é o de anis (estrelinhas). Tomava mais naqueles dias em que o leite parecia não estar a ficar bom e o peito pouco cheio, devido à falta de descanso em dias mais difíceis com o bebé.

nat disse...

Achei este post um amor. Esta partilha... Adoro as tuas fotografias, a da couve ficou maravilhosa.
Um beijinho e felicidades para os 3.

Anónimo disse...

Realmente acho que o já de Funcho é muito bom, não só para as evitar cólicas, mas também para aumentar a produção de leite: foi o que aprendi na preparação para o parte...já hoje fui ao Celeiro comprar um saquinho (vamos ver se funciona!). Boa continuação!

sara carvalho disse...

obrigada pela partilha (a todas) é sempre bom guardar estes conselhos...

Griséu disse...

O chá de funcho também é bom para quem tiver dificuldade em fazer a digestão, melhor que a cidreira. O chá de tominlho é bom para baixar a febre.

Felicidades!

lúcia (www.griseu.blogspot.com)

zeliaevora disse...

Mas que belos conselhos:)

Parabens mais uma vez:)

Anónimo disse...

É sempre bom partilharmos mezinhas.

Tb. há o chá de funcho da Milupa para bebés. Cheguei a dar ao H. por causa das cólicas.

Para o aumento da produção de leite há alimentos benéficos. O milho, o bacalhau, o leite.
Amamentei até aos 6 meses sem qualquer suplemento.Foi óptimo, porque poupei no leite. Risos.

Bom Carnaval!

Sofia Quintela disse...

É sempre bom termos estas ideias partilhadas, eu que vou ser mamã agora pode ser que venha a precisar destas "mezinhas"!!!

Anónimo disse...

Olá, as dicas são mesmo preciosas para uma mãe em iniciação!!...
A da couve não conhecia, se precisar vou experimentar !
algumas das que tenho feito: eu alivio o peito no duche com água quente (deixando sair o leite) e massagem com óleo (de funcho, camomila e alfazema) e o chá de amamentação que tomo (5 chav. dia) é também de funcho (digestivo), alfazema (calmante) e camomila (calmante e digestivo)... - bom para o leitinho

p.s Sobre o gengibre. O gengibre é óptimo (para a febre, para o ânimo e energia), convém apenas não esquecer que ele é excitante e, no caso de se estar a amamentar, deve consumir-se moderadamente.

beijinhos
mmendes